Homesphere

Dicas para manter a casa limpa e organizada depois das férias

  • 07 Set, 2022, 3:29

Dicas para manter a casa limpa e organizada depois das férias

Regresse às rotinas com a casa arrumada e repleta de boas energias. Mantenha a casa limpa depois das férias.
As férias passam sempre a voar e terminam sempre mais cedo do que desejaríamos. Tentamos sempre usufruir até ao último minuto para regressarmos a casa com a certeza de termos recarregado as baterias.
É precisamente nesta fase que nos devemos dedicar à limpeza e organização da casa sem demasiada pressão.
O objetivo não é sentir-se stressado com as limpezas assim que terminam as suas férias. Deixar tudo organizado e limpo quando ainda não tem de se preocupar com o trabalho ou a rotina, ficará a sentir-se em paz e harmonia no seu lar, como rapidamente se aperceberá que com a casa limpa e organizada, está pronto para retomar a sua rotina diária com um sorriso no rosto.

Abra as janelas e portas da casa
A primeira coisa que deve fazer é abrir todas as janelas e portas de sua casa, para que o ar possa entrar e circular pelas divisões;
A circulação do ar permite ainda eliminar alguns cheiros que se possam ter formado durante as férias, evitando a humidade e o cheiro a mofo;
Com o escuro das persianas fechadas, os móveis, paredes e superfícies também precisam de respirar um pouco de ar e assim aproveite os dias ensolarados do fim de verão para renovar o ar do seu lar.

Faça uma limpeza geral
Aproveite para fazer uma limpeza geral na casa, janelas, tapetes, móveis, prateleiras ou até os cortinados que acumularam pó durante as férias;
Comecem por limpar o pó dos objetos e móveis, aspirar as divisões e em seguida, passar uma esfregona no chão para ficar com um cheirinho agradável;

Organize as roupas
Abra os seus armários e tire as roupas para fora: selecione o que não utiliza e o que pode colocar de parte para doar. Se os dias já estiverem mais frescos e perceber que está na altura de guardar as roupas de verão, comece a fazer a troca para as roupas mais confortáveis;
Ainda relacionado com a organização das roupas, guardá-las por categorias ou funções. Por exemplo: roupa de desporto numa gaveta, roupa interior noutra, roupa de andar por casa ou até roupa para sair.
• Mantenha a cozinha organizada
A cozinha é uma das divisões onde, passamos mais tempo. É um local que deve estar sempre minimamente organizado e limpo para nos podermos sentir bem e em harmonia.
Depois das refeições, comece por lavar sempre a loiça, limpar a bancada e o fogão. Se vir que é necessário, limpe também os armários e retire todos os objetos que não são necessários da bancada.
Verifique se os seus armários estão organizados e se é prático para o seu dia-a-dia.

Deixe as roupas lavadas e passadas a ferro
Não há nada melhor do que começarmos a rotina do trabalho sem termos que pensar nas roupas para lavar e passar a ferro. O melhor é mesmo incluir isto nas suas tarefas para manter a casa limpa e organizada depois das férias.

Organize o armário da casa de banho
Com a correria do dia-a-dia, nem sempre sobra tempo para verificarmos as datas de validade dos produtos que temos no armário da nossa casa da banho.
Ver as datas, o tipo de produtos que já não utiliza e limpar as prateleiras. Se os produtos estiverem estragados, deite ao lixo. No caso de estarem ainda em bom estado e boas condições, poderá sempre doá-los.

Manter a casa limpa depois das férias não é uma missão impossível e tudo depende da sua vontade para colocar as mãos à obra – verá que no final, todo o esforço valerá a pena.