Homesphere

Feng Shui na cozinha, dicas essenciais

  • 20 Jul, 2022, 4:55

A cozinha é talvez uma das divisões da sua residência onde passamos mais tempo. Por isso, é importante sentirmo-nos bem e inspirados dentro daquele espaço.
Existem, de facto, muitas tradições chinesas baseadas na cozinha e principalmente no fogão. Desta forma, a cozinha é precisamente um símbolo da maneira como cuidamos de nós próprios, e dos nossos recursos – como dinheiro e comida.
A técnica do Feng Shui baseia-se em garantir um bom fluxo de boas energias a circularem de forma abundante nos vários espaços de nossas casas.
O objetivo de aplicar este tipo de técnicas é precisamente atrair boas energias, otimizar as suas vibrações e encontrar a harmonia e o equilíbrio, refletindo-se de forma positiva na vida de cada um.
Quanto melhor a energia que sentimos na cozinha, melhor vai ser a nossa qualidade de vida. E o melhor disto tudo é o facto de que aplicar o Feng Shui na cozinha é acessível a qualquer um de nós.

Para deixar a sua cozinha com a energia positiva que ela merece, aplique as seguintes técnicas de Feng Shui na cozinha, sem medo:

Mantenha a cozinha bem iluminada e ventilada
Manter a cozinha ventilada e iluminada é mais importante que possa pensar. Fazer as refeições com vista para o sol, preferencialmente o mais exposto à luz natural pode modificar automaticamente a forma como leva o resto do seu dia.
Caso a sua cozinha não possua muita exposição solar, opte por manter uma boa iluminação com o recurso a lâmpadas de cor amarela, para criar um ambiente o mais confortável possível. E sempre que tiver oportunidade, deve ventilar o espaço – seja através da abertura das janelas, abrindo as portas para circular o ar ou até mesmo ligando o exaustor.

Organize e limpe com regularidade
A cozinha é um ambiente sagrado para o Feng Shui. É precisamente neste local que preparamos e armazenamos os nossos alimentos.
Aproveite os restos de alimentos como as cascas, por exemplo, para criar adubo para as plantas ou reaproveite as garrafas de plástico vazias para cultivar ervas e temperos, por exemplo.
Ainda importante em relação à cozinha, é o facto de organizar todas as suas panelas, talheres, copos e utensílios de forma clara e limpa.

Atenção à forma como o seu fogão de posiciona
No Feng Shui, o melhor local para o fogão estar colocado é de forma que a pessoa que esteja a cozinhar consiga ter uma visão direta da porta, mas, este não deve estar na direção da porta porque impede a passagem de energia direta de alguma forma. A verdade é que no Feng Shui, quem cozinha não deve mesmo ficar de costas para a porta.

Cores a ter em consideração
O branco é considerado uma excelente cor devido à sensação de pureza e limpeza que transmite, é uma ótima cor também porque é capaz de refletir a luz e criar um ambiente mais amplo.
Caso não tenha um espaço todo branco, o tom bege é também uma opção no Feng Shui na cozinha – traz harmonia e estabilidade à sua família.
O amarelo é uma cor que promove a socialização, o verde estimula uma boa digestão, o vermelho e o laranja estimulam o apetite e o azul é uma cor utilizada para reduzir a fome.

Utilizar frascos transparentes
O facto de vermos cada vez mais frascos transparentes com sementes, massas ou arroz nas cozinhas portuguesas, não é por acaso, está diretamente relacionado com a filosofia Feng Shui.
Colocar determinados alimentos em frascos transparentes criará um efeito de fartura, ou seja, inconscientemente vai-nos transmitir uma mensagem de prosperidade e abundância, mas caso não queira colocá-los em cima da bancada, poderá sempre optar por instalar umas prateleiras nas paredes e deixar tudo muito bem organizado e visível.