Homesphere

Seguro de recheio da casa, vale a pena?

Na aquisição de uma casa nova focamo-nos apenas na perspetiva mais otimista, mas os acidentes acontecem.
O QUE É?
O seguro de recheio da casa é uma garantia de indemnização em caso de avaria, roubo ou furto do que possui dentro da sua casa, e não é obrigatório, no entanto, dependendo da apólice, pode estar incluído no seguro multirriscos.

O QUE COBRE?
O seguro de recheio da casa cobre uma parte do valor total dos bens que possui dentro de casa. As coberturas variam entre seguradoras, mas os sinistros considerados tendem a ser semelhantes:

Furto ou roubo
Parte do valor de bens que tenham sido roubados de dentro de casa, bem como de materiais que tenham ficado estragados por causa de um assalto, como portas, janelas ou fechaduras, serão cobertos pelo seguro.

Danos graves
Cobre o estrago de bens provocado por catástrofes naturais, atos de vandalismo, inundações, e até choque de veículos contra a casa.


Danos menos graves
Determinados seguros de recheio da casa também cobrem danos provocados pela queda e quebra de objetos, estragos provocados pelo fumo ou pelo calor, entre outros, dependendo das coberturas contratadas.
Responsabilidade civil

Os seguros de recheio da casa também cobrem danos provocados a terceiros, nomeadamente pela queda de objetos dentro de casa ou por lesões provocadas por queda de paredes, por exemplo.

O QUE NÃO COBRE!
Quase nenhum seguro de recheio cobre um furto se for provado que ele foi feito por alguém ligado ao segurado (um familiar, um empregado ou uma visita, entre outros), tal como furtos de numerário em que neste caso, normalmente são logo excluídos das coberturas.
Finalmente, note que um seguro de recheio da casa não vai cobrir danos provocados por um sinistro que já seja coberto por outra apólice de seguro onde possa estar incluído os mesmos bens, sendo apenas acionada uma apólice.