Homesphere

Vai vender, arrendar ou comprar casa? Veja como obter a Certidão Permanente online

Se vai vender, arrendar ou mesmo comprar uma casa, então já deve ter ouvido falar da Certidão Permanente.

Uma Certidão Permanente do Registo Predial, ou Certidão de Teor, como também é conhecida, é um documento fundamental caso queira vender, arrendar ou comprar um imóvel. É nesta certidão que poderá consultar todos os registos em vigor de um determinado imóvel, apresentando o histórico completo do mesmo, serve como uma espécie de cadastro. Por isso, caso queira adquirir um imóvel, por exemplo, a consulta da certidão permanente predial será sempre um requisito para que se possa certificar de que quem o está a vender é, de facto, o legítimo proprietário, ou se existe alguma hipoteca sobre a qual não tenha conhecimento.

Caso a intenção seja vender ou arrendar, terá sempre de comprovar o mesmo a um potencial comprador ou inquilino. Este documento tem, então, de estar disponível para consulta, pelo que terá de se assegurar que reúne todas as condições para pedir a certidão permanente predial.

Existem uma série de dados que terá de apresentar quando fizer o seu pedido, nomeadamente:

  • Nome da pessoa ou entidade titular;
  • Morada, código postal e localidade do imóvel;
  • Endereço de email (onde irá receber, posteriormente, a certidão permanente);
  • Número da descrição do imóvel, seja a do registo predial ou em livro, se for o caso.

Através do site do Predial Online poderá fazer o seu pedido de certidão permanente sem precisar de sair do conforto da sua casa e poupando nos custos de emissão da certidão online.